Implementado no DataJuri a possibilidade de adicionar à sequência numérica de Pastas/Processo, Contratos, Casos e Soluções, o ano vigente. Ou seja, o campo poderá ser preenchido com o número sequencial juntamente com o ano vigente. Dessa forma, a cada ano a contagem será reiniciada, já que vai conter em seu número o ano de criação.
Vamos utilizar como o exemplo o campo de processo, mas funciona igualmente para os demais campos mencionados.
Acesse » Configuração » Processo » Campos do processo, nessa tela você vai verificar o campo que carrega o número do registro, que em processo é "Processo/Pasta".
Editando o campo irá visualizar a opção "Máscara", como na imagem:
Posicionando o mouse sobre o "?" (Ajuda), ao lado de "Máscara", tem uma breve explicação, que pode ajudar a criar o formato do número. Nesse caso definido no formato "NNNN/AAAA". Onde "N" é a quantidade de caracteres que o número vai ter e "A" identifica que será utilizado o número do "Ano atual" junto com o número, ficando da seguinte forma "0001/2013".
Obs.: Para realizar essa alteração, é necessário editar os campos individualmente, o que significa que pode alterar somente os campos que desejar, mantendo os demais como estão.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
terça-feira, 23 de abril de 2013
Contas a receber/pagar recorrente na forma de "Carnê"
Criada no sistema a possibilidade de gerar uma sequência de boletos, como um "Carnê", a partir de uma contas a receber/pagar recorrente. Antes só era possível criar uma conta a receber/pagar com as parcelas, sendo que estas apareciam à medida que fossem lançadas as demais.
Ativando esse recurso o sistema vai gerar todas as contas a receber/pagar da série o que torna possível alterá-las individualmente ou lançá-las fora de ordem se for necessário.
Esse recurso é experimental e faz parte do "Datajuri Labs" para ativá-lo você vai acessar » Configuração » Opções do aplicativo, ao final da tela vai visualizar a lista "DataJuri Labs - recursos novos e experimentais.", marque a opção "Habilitar recurso de série recorrente de contas a receber/pagar" e salve.
Conforme imagem:
Para cadastrar uma conta a receber/pagar nesse formato, na tela de cadastro marque a opção "Série recorrente por registros duplicados" determine a "Frequência" e o dia para vencimento, determine o "Número de parcelas" ou a "Data do termino da série", cadastre as demais informações da conta e clicando em "Salvar", o sistema vai gerar todas as parcelas da conta em questão.
Veja abaixo como ficam as parcelas depois de criadas (Note que existe a possibilidade de editar as parcelas individualmente.):
Para criar os boletos referentes a esse "Carnê", selecione a conta a receber inicialmente criada, vá até a lista "Boletos" e selecione a opção "Gerar boletos da série a partir da configuração", escolha a configuração de boleto que deseja, caso tenha mais de uma.
Ainda é possível enviar os boletos de todas as parcelas por e-mail, selecionando os boletos dentro da conta a receber e clicando em "Enviar boleto(s) por e-mail" conforme imagem abaixo:
Os boletos ficarão anexados ao e-mail e quem recebê-los pode abrir cada arquivo separadamente. Na área de texto do e-mail, utilize um modelo de documento ou escreva um texto livre.
Ativando esse recurso o sistema vai gerar todas as contas a receber/pagar da série o que torna possível alterá-las individualmente ou lançá-las fora de ordem se for necessário.
Esse recurso é experimental e faz parte do "Datajuri Labs" para ativá-lo você vai acessar » Configuração » Opções do aplicativo, ao final da tela vai visualizar a lista "DataJuri Labs - recursos novos e experimentais.", marque a opção "Habilitar recurso de série recorrente de contas a receber/pagar" e salve.
Conforme imagem:
Para cadastrar uma conta a receber/pagar nesse formato, na tela de cadastro marque a opção "Série recorrente por registros duplicados" determine a "Frequência" e o dia para vencimento, determine o "Número de parcelas" ou a "Data do termino da série", cadastre as demais informações da conta e clicando em "Salvar", o sistema vai gerar todas as parcelas da conta em questão.
Veja abaixo como ficam as parcelas depois de criadas (Note que existe a possibilidade de editar as parcelas individualmente.):
Para criar os boletos referentes a esse "Carnê", selecione a conta a receber inicialmente criada, vá até a lista "Boletos" e selecione a opção "Gerar boletos da série a partir da configuração", escolha a configuração de boleto que deseja, caso tenha mais de uma.
Ainda é possível enviar os boletos de todas as parcelas por e-mail, selecionando os boletos dentro da conta a receber e clicando em "Enviar boleto(s) por e-mail" conforme imagem abaixo:
Os boletos ficarão anexados ao e-mail e quem recebê-los pode abrir cada arquivo separadamente. Na área de texto do e-mail, utilize um modelo de documento ou escreva um texto livre.
Veja passo a passo como funciona o recurso e como
configurá-lo através do vídeo abaixo:
Ou diretamente no Canal do DataJuri no YouTube no link abaixo:
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Contas a receber a partir de múltiplas 'Horas Trabalhadas'
Agora ao criar contas a receber a partir de "Horas trabalhadas", o sistema possibilita selecionar mais de uma hora trabalhada cadastrada para gerar apenas uma conta a receber. Essa operação pode ser feita de duas formas:
- A partir da lista “Horas trabalhadas” no cadastro do cliente e/ou no cadastro do processo. Conforme ilustrado a baixo:
- E também a partir da lista de horas trabalhadas em » Atividades » Horas trabalhadas. É necessário marcar apenas as horas que estarão vinculadas à conta a receber e através do campo “Alterar Status do(s) item(s) selecionados para:” escolher a opção “Criar conta a receber a partir das horas trabalhadas”. Veja a imagem:
Para maior controle das horas que já foram faturadas, é possível fazer uma configuração para que essas "Horas trabalhadas" tenham seu Status alterado para "Faturado" e o preenchimento do campo "Data de faturamento", de maneira automática, quando lançada a conta a receber relacionada. Para isso é necessário configurar em » Configuração » Opções do aplicativo, na lista 'Configuração de atividades' marque o campo "Preencher o Status como "Faturado" e a "Data de faturamento" das Horas Trabalhadas relacionadas a um contas a receber/pagar, quando este for lançado.".
Conforme imagem abaixo:
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Nova opção de Campo Derivado
Agora no DataJuri é possível criar um campo personalizado utilizando um "Modelo de documento". Ou seja, poderá criar um modelo de documento utilizando informação e qualificações do cliente (nome, endereço, profissão, etc) para depois criar um campo personalizado utilizando esse documento já criado no sistema. Dessa forma o campo será preenchido conforme as informações do modelo de documento.
Primeiro você vai criar um "Modelo de documento", em » Configuração » Modelos de comunicação » Modelos de documento, usando os campos da área em questão. Se for usado dentro de pessoas, use campos da pessoa, se dentro do processo, use campos do processo, e assim com nos demais modelos que criar.
Feito isso, crie o campo em » Configurações, escolha o cadastro que terá o novo campo, clique em "Novo campo personalizado", na etapa 1 escolha a opção "Derivado de um modelo de documento" conforme na figura e avance :
Nessa etapa você vai definir o nome do 'Campo derivado de um modelo de documento' no campo "Rótulo", em seguida vai escolher o "Modelo de documento" que criou previamente, escolha também a "Área do campo" que é onde ele vai ser mostrado e salve. Veja o exemplo:
O sistema reuniu os dados que foram configurados no modelo de documento para gerar os dados desse campo. Veja como ficou o campo criado no exemplo acima:
Como esse campo vai estar no sistema com os dados cadastrados, você pode usar esse campo em outros modelos de documento, sem precisar cadastrar todos os campos novamente.
Primeiro você vai criar um "Modelo de documento", em » Configuração » Modelos de comunicação » Modelos de documento, usando os campos da área em questão. Se for usado dentro de pessoas, use campos da pessoa, se dentro do processo, use campos do processo, e assim com nos demais modelos que criar.
Feito isso, crie o campo em » Configurações, escolha o cadastro que terá o novo campo, clique em "Novo campo personalizado", na etapa 1 escolha a opção "Derivado de um modelo de documento" conforme na figura e avance :
Nessa etapa você vai definir o nome do 'Campo derivado de um modelo de documento' no campo "Rótulo", em seguida vai escolher o "Modelo de documento" que criou previamente, escolha também a "Área do campo" que é onde ele vai ser mostrado e salve. Veja o exemplo:
O sistema reuniu os dados que foram configurados no modelo de documento para gerar os dados desse campo. Veja como ficou o campo criado no exemplo acima:
Como esse campo vai estar no sistema com os dados cadastrados, você pode usar esse campo em outros modelos de documento, sem precisar cadastrar todos os campos novamente.
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