sexta-feira, 26 de abril de 2013

Inclusão do Ano ao número sequencial

Implementado no DataJuri a possibilidade de adicionar à sequência numérica de Pastas/Processo, Contratos, Casos e Soluções, o ano vigente. Ou seja, o campo poderá ser preenchido com o número sequencial juntamente com o ano vigente. Dessa forma, a cada ano a contagem será reiniciada, já que vai conter em seu número o ano de criação.

Vamos utilizar como o exemplo o campo de processo, mas funciona igualmente para os demais campos mencionados.

Acesse » Configuração » Processo » Campos do processo, nessa tela você vai verificar o campo que carrega o número do registro, que em processo é "Processo/Pasta".

Editando o campo irá visualizar a opção "Máscara", como na imagem:
















Posicionando o mouse sobre o "?" (Ajuda), ao lado de "Máscara", tem uma breve explicação, que pode ajudar a criar o formato do número. Nesse caso definido no formato "NNNN/AAAA". Onde "N" é a quantidade de caracteres que o número vai ter e "A" identifica que será utilizado o número do "Ano atual" junto com o número, ficando da seguinte forma "0001/2013".

Obs.: Para realizar essa alteração, é necessário editar os campos individualmente, o que significa que pode alterar somente os campos que desejar, mantendo os demais como estão.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Contas a receber/pagar recorrente na forma de "Carnê"

Criada no sistema a possibilidade de gerar uma sequência de boletos, como um "Carnê", a partir de uma contas a receber/pagar recorrente. Antes só era possível criar uma conta a receber/pagar com as parcelas, sendo que estas apareciam à medida que fossem lançadas as demais.

Ativando esse recurso o sistema vai gerar todas as contas a receber/pagar da série o que torna possível  alterá-las individualmente ou lançá-las fora de ordem se for necessário.

Esse recurso é experimental e faz parte do "Datajuri Labs" para ativá-lo você vai acessar » Configuração » Opções do aplicativo, ao final da tela vai visualizar a lista "DataJuri Labs - recursos novos e experimentais.", marque a opção "Habilitar recurso de série recorrente de contas a receber/pagar" e salve.
Conforme imagem:






Para cadastrar uma conta a receber/pagar nesse formato, na tela de cadastro marque a opção "Série recorrente por registros duplicados"  determine a "Frequência" e o dia para vencimento, determine o "Número de parcelas" ou a "Data do termino da série", cadastre as demais informações da conta e clicando em "Salvar", o sistema vai gerar todas as parcelas da conta em questão.














Veja abaixo como ficam as parcelas depois de criadas (Note que existe a possibilidade de editar as parcelas individualmente.):















Para criar os boletos referentes a esse "Carnê", selecione a conta a receber inicialmente criada, vá até a lista "Boletos" e selecione a opção "Gerar boletos da série a partir da configuração", escolha a configuração de boleto que deseja, caso tenha mais de uma.

Ainda é possível enviar os boletos de todas as parcelas por e-mail, selecionando os boletos dentro da conta a receber e clicando em "Enviar boleto(s) por e-mail" conforme imagem abaixo:









Os boletos ficarão anexados ao e-mail e quem recebê-los pode abrir cada arquivo separadamente. Na área de texto do e-mail, utilize um modelo de documento ou escreva um texto livre.



















Veja passo a passo como funciona o recurso e como configurá-lo através do vídeo abaixo:


Ou diretamente no Canal do DataJuri no YouTube no link abaixo:

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Contas a receber a partir de múltiplas 'Horas Trabalhadas'


Agora ao criar contas a receber a partir de "Horas trabalhadas", o sistema possibilita selecionar mais de uma hora trabalhada cadastrada para gerar apenas uma conta a receber. Essa operação pode ser feita de duas formas:
  • A partir da lista “Horas trabalhadas” no cadastro do cliente e/ou no cadastro do processo. Conforme ilustrado a baixo:


  • E também a partir da lista de horas trabalhadas em » Atividades » Horas trabalhadas. É necessário marcar apenas as horas que estarão vinculadas à conta a receber e através do campo “Alterar Status do(s) item(s) selecionados para:” escolher a opção “Criar conta a receber a partir das horas trabalhadas”.  Veja a imagem:



Para maior controle das horas que já foram faturadas, é possível fazer uma configuração para que essas "Horas trabalhadas" tenham seu Status alterado para "Faturado" e o preenchimento do campo "Data de faturamento", de maneira automática, quando lançada a conta a receber relacionada. Para isso é necessário configurar em » Configuração » Opções do aplicativo, na lista 'Configuração de atividades' marque o campo "Preencher o Status como "Faturado" e a "Data de faturamento" das Horas Trabalhadas relacionadas a um contas a receber/pagar, quando este for lançado.".

Conforme imagem abaixo:










quarta-feira, 17 de abril de 2013

Nova opção de Campo Derivado

Agora no DataJuri é possível criar um campo personalizado utilizando um "Modelo de documento". Ou seja, poderá criar um modelo de documento utilizando informação e qualificações do cliente (nome, endereço, profissão, etc) para depois criar um campo personalizado utilizando esse documento já criado no sistema. Dessa forma o campo será preenchido conforme as informações do modelo de documento.

Primeiro você vai criar um "Modelo de documento", em » Configuração » Modelos de comunicação » Modelos de documento, usando os campos da área em questão. Se for usado dentro de pessoas, use campos da pessoa, se dentro do processo, use campos do processo, e assim com nos demais modelos que criar.




















Feito isso, crie o campo em » Configurações, escolha o cadastro que terá o novo campo, clique em "Novo campo personalizado", na etapa 1 escolha a opção "Derivado de um modelo de documento" conforme na figura e avance :











Nessa etapa você vai definir o nome do 'Campo derivado de um modelo de documento' no campo "Rótulo", em seguida vai escolher o  "Modelo de documento" que criou previamente, escolha também a "Área do campo" que é onde ele vai ser mostrado e salve. Veja o exemplo:













O sistema reuniu os dados que foram configurados no modelo de documento para gerar os dados desse campo. Veja como ficou o campo criado no exemplo acima:








Como esse campo vai estar no sistema com os dados cadastrados, você pode usar esse campo em outros modelos de documento, sem precisar cadastrar todos os campos novamente.